Grau do tumor

O grau do tumor é baseado na aparência anormal das células tumorais e do tecido tumoral ao microscópio. É um indicador da rapidez que um tumor pode crescer e se espalhar. O grau do tumor não é o mesmo que o estágio de um câncer. 

Em geral, os tumores são classificados como grau 1, 2, 3 ou 4, dependendo da quantidade de anormalidade. Em tumores de grau 1, as células tumorais e a organização do tecido tumoral parecem quase normais, tendem a crescer e se espalhar lentamente. Em contraste, as células e tecidos dos tumores de Grau 3 e 4 não se parecem com células e tecidos normais, e tendem a crescer rapidamente e se espalhar mais rápido do que os tumores de grau inferior.

De forma geral segue-se o seguinte sistema de graduação da célula tumoral:

  • GX: A nota não pode ser avaliada (nota indeterminada)
  • G1: Bem diferenciado( baixo grau )
  • G2: Moderadamente diferenciado (grau intermediário)
  • G3: Mal diferenciado ( alto grau)
  • G4: Indiferenciado(alto grau)

Os cânceres de mama e de próstata são os tipos mais comuns que têm seus próprios sistemas de classificação. No câncer de mama o sistema de classificação é o de Nottingham, e no câncer de próstata é o de Gleason.

O grau do tumor, juntamente com outros fatores, interfere no planejamento do tratamento e na determinação do prognóstico do paciente, tendo maior impacto em alguns tipos de câncer, como sarcoma de partes moles, tumores cerebrais primários, câncer de mama e de próstata.