Cirurgia Oncológica

O tratamento oncológico deve ter como base equipe multidisciplinar. A cirurgia oncológica representa um dos tripés para o tratamento do câncer, sendo uma das ferramentas mais importantes no combate desta doença.

A cura da grande maioria dos tumores sólidos só pode ser atingida
quando são diagnosticados precocemente e operados adequadamente, sendo assim, o cirurgião oncológico é peça chave, responsável pelo diagnóstico, estadiamento e condução do tratamento.

A cirurgia oncológica obedece a todos os princípios que envolvem:
conhecimento do comportamento biológico da doença e seu desenvolvimento, retirada do tumor com os cuidados necessários para não deixar que a doença se espalhe, retirada de todos os locais para onde a doença possa ter se disseminado, incluindo a drenagem linfática regional e, em alguns casos, outros órgãos acometidos.

As finalidades da cirurgia oncológica são: diagnóstica, estadiamento (determinar a extensão real da doença), curativa (principalmente se
diagnosticado precocemente), preventiva (quando o objetivo é evitar o surgimento da doença), ou paliativa (quando a intenção é aliviar sintomas decorrentes da presença do tumor).

?O diferencial da realização da cirurgia pelo cirurgião oncológico, é que, pela sua formação, ele tem o conhecimento detalhado da história natural dos tumores, da importância do estadiamento, de se estabelecer o planejamento terapêutico e da atuação multidisciplinar de todas as equipes envolvidas no tratamento do paciente, que deve ser personalizado em cada uma das etapas para haja o sucesso, influenciando assim no prognóstico do paciente.

Para ser cirurgião oncológico no Brasil, são necessários cinco anos de residência médica após a graduação, sendo dois de cirurgia geral e mais três de cirurgia oncológica.