Radioterapia

A Radioterapia com Intensidade Modulada do feixe (IMRT) é uma evolução técnica da radioterapia convencional tridimensional (3D). Esta tecnica utiliza as informaçoes tridimensionais do paciente para o tratamento atraves da tomografia computadorizada. Porem diferentemente da tecnica convencional, esta tecnica IMRT para ser realizada exige investimentos em software específicos, no qual o medico define no sistema a dose que deve ser entregue para o alvo ( tumor) e limites de dose para orgaos sensiveis a radiaçao. O acelerador linear possui multiplas laminas assim consegue entregar a dose modulando o feixe com multiplos campos, esculpindo a dose no alvo e protegendo ao maximo as estruturas ao redor.

Logo , a tecnica IMRT diminui o risco de toxicidade do tratamento de Radioterapia, alem de garantir a cobertura do alvo com dose eficaz e curativa. Hoje esta tecnica esta prevista como obrigatória no rol da ANS para tumores da cabeça e do pescoço. Em decorrência dos vários estudos que comprovam a eficácia da tecnica IMRT em redução de toxicidade clínica, e devido ao enorme impacto destes efeitos colaterais na qualidade de vida dos pacientes com tumores nesta região, a ANS admitiu o benefício do IMRT no tratamento, incluindo-o no rol.

Existem, ainda, evidências de benefício de IMRT para tumores de outras localizações do corpo e para outros tipos de neoplasia. Cabe ressaltar que quando se torna necessário reduzir a dose em órgãos de risco ( proteger) para minimizar efeitos colaterais ou aumentar a dose para níveis terapêuticos em tumores em localizações críticas esta sempre sera a melhor tecnica a ser empregada.

Conheça a Oncoclínica

Temos uma infraestrutura preparada para recebê-lo