Quando o câncer se espalha

Um câncer que se espalhou do local onde começou para outro local do corpo é chamado de câncer metastático. O processo pelo qual as células cancerosas se espalham para outras partes do corpo é chamado de metástase, neste processo as células se separam do tumor originário e viajam pela corrente sanguínea ou sistema linfático formando novos tumores em outras partes do corpo.

O câncer metastático tem o mesmo nome e o mesmo tipo de células do câncer original ou primário. Por exemplo, o câncer de mama que se espalha e forma um tumor metastático no pulmão é câncer de mama metastático, não câncer de pulmão.

Ao microscópio, as células metastáticas geralmente se parecem com as células do câncer original. Além disso, as células metastáticas e as células do câncer original geralmente têm características moleculares em comum, como a presença de alterações cromossômicas específicas.

As metástases podem causar graves danos ao funcionamento do corpo, a maioria dos pacientes que morrem de câncer morrem decorrente da doença metastática. Assim o principal objetivo do tratamento na doença metastática é transformá-lo em doença crônica, controlando o seu crescimento, ou aliviando os sintomas por ele causado. Em alguns casos é possível atingir a cura.