Qual a relação entre refluxo e câncer de esôfago?

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Entre os fatores de risco do câncer de esôfago encontra-se o refluxo gastroesofágico. Pessoas com refluxo gastroesofágico apresentam maior risco de adenocarcinoma de esôfago. Além disso, o refluxo frequente pode levar à inflamação das células esofágicas e gerar o chamado esôfago de Barrett.


O esôfago de Barrett aumenta o risco de adenocarcinoma do esôfago, porque as células glandulares do esôfago de Barrett podem se tornar anormais ao longo do tempo, causando displasia, uma condição pré-cancerígena. As pessoas com esôfago de Barrett são muito mais propensas do que as pessoas sem essa condição de desenvolver câncer de esôfago. Ainda assim, a maioria das pessoas com esôfago de Barrett não desenvolvem câncer de esôfago. No entanto, o risco de câncer é ainda maior se a displasia está presente.

Outros fatores de risco do câncer de esôfago são:

  • Idade
  • Gênero
  • Tabagismo e alcoolismo
  • Obesidade
  • Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV)

Fonte: Oncoguia (adaptado)


As informações esclarecidas nessa página, visam informar e não substituir uma consulta médica. Em caso de dúvidas ou para mais informações, procure um médico especialista.?

Qual a relação entre refluxo e câncer de esôfago?

Compartilhe